Whatsapp 16 99632 7981
Telefone 16 3262 1024

Agendamento de Voos Login

Notícias

Conheça como funcionam o voos de planadores do ACI

O planador é uma aeronave mais pesada que o ar e com configuração aerodinâmica muito semelhante ao avião, porém este tipo de aeronave, em certas condições, mantém inclusive seu voo sustentado sem a necessidade do motor, usando correntes ascendentes, denominadas térmicas, que estão presentes na atmosfera. É o chamado voo a vela.

Seu uso chegou a ser empregado empregado durante a Segunda Guerra Mundial para levar tropas até determinadas localidades sem chamar a atenção pelo som de motores. Hoje são usados como prática esportiva, e representa uma ferramenta importante na formação de pilotos por seu baixo custo.

Pilotar planadores requer apreciação e compreensão plena de todo um conjunto de fatores que compõe o voo. Desde sua decolagem o planador ‘está em pane’. O voo a vela desenvolve as habilidades técnicas dos pilotos, de modo que melhorem seus controles emocionais, consciência situacional, e desenvolvimento da capacidades de gerenciamento de cabine.
“Quando não há motor, a eficiência é o nome do jogo” diz Bill Palmer, piloto de planador e escritor norteamericano. 


Vantagem de habilidade técnica
São diversos os casos de pilotos que em situações de emergência desempenharam um papel singular por terem adquirido conhecimento através do voo a vela. Entre os mais famosos está o Cactus 1549, que pousou no Rio Hudson, salvando todos os passageiros, depois de uma perda dupla de motores por colisão com pássaros.

O curso pode ser iniciado por quem não tem contato com nenhum tipo de aeronaves ou não é piloto ainda, entretanto, para quem já é piloto privado ou piloto comercial, há vantagens, necessitando apenas de 25 reboques e fazer uma prova na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com bloco reduzido de assuntos.

Para quem inicia do zero, são necessários 50 reboques, além da prova com todas as matérias. O Aeroclube de Itápolis possui dentro de sua grade de cursos teóricos a opção de fazer o Curso Teórico para Planadores.

O diferencial fica por conta do planador utilizado, que é um Grob-103 A, um planador acrobático de alto desempenho de dois lugares. O Aeroclube de Itápolis também possui os charmosos Quero-Quero, planador brasileiro de apenas um lugar, para voos solo. Curiosidade: o recorde interno do Aeroclube de Itápolis, nos Quero-quero, é um voo de 7 horas seguidas sem pousar, só aproveitando as térmicas.

Para mais informações entre em contato com (16) 3262-1024, (16) 3262-3728 ou ainda pelo WhatsApp (16) 99632-7981.

Voo a vela: segredos revelados

Acompanhe um voo completo de planador, do reboque ao pouso