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Na década de 40 surge no Brasil a CNA Campanha Nacional da Aviação, esta campanha teve como objetivo dar asas a juventude brasileira, também era chamada de Dêem Asas ao Brasil”, idealizada pelo jornalista Assis Chateaubriand durante o governo de Getúlio Vargas.

O Aeroclube de Itápolis dentre mais de 400 em todo o país, nasceu desta idéia com um grupo de entusiastas da aviação no dia 13 de maio de 1941, naquela época se reuniram em Itápolis os políticos do governo federal e municipal para discutirem os termos de abertura e localização do aeroclube.

O senhor João Santoro, uma pessoa de bom coração e de família tradicional itapolitana, doou o terreno para dar início a história aeronáutica de Itápolis, desde então o espaço já com a pista de pouso construída passou a ser também o aeroporto da cidade, denominado Aeroporto Dr. Luiz Dante Santoro em homenagem ao seu filho.

Com a criação dos aeroclubes, o governo federal doou mais de mil aviões por todo o Brasil, além de alguns doados a aeroclubes de outros países da América do Sul e de Portugal. Nosso país teve um acréscimo de mais de três mil pilotos civis e militares brevetados em aeroclubes. É muito comum até nos dias de hoje, encontrarmos com muitos pilotos formados naquela época que não seguiram a profissão, mas tem orgulho em dizer que é piloto de avião.

Passado setenta e dois anos, muitas coisas mudaram na aviação mundial, entre elas a evolução da tecnologia, exigindo uma formação mais organizada e profissional, surge então as escolas privadas ocupando parte deste espaço e com finalidade lucrativa, ocasionando de uma certa forma a concorrência somado a falta de apoio financeiro do governo federal aos aeroclubes, tornando a sobrevivência muito difícil.

Apesar da evolução da aviação e falta de apoio financeiro do governo, o Aeroclube de Itápolis foi um dos poucos que manteve sempre uma gestão profissional, conseguindo adaptar-se as exigências do mercado, formando pilotos com qualidade e segurança, somando mais de 10 mil pilotos entre eles desportivos e profissionais, mantendo um ambiente sério e ao mesmo tempo um verdadeiro clube de pilotos.

Atualmente a diretoria é composta pelos seguintes diretores:

  • Presidente - Anderson Carlos da Silva
  • Vice Presidente - Marcelo Aparecido Caspani
  • Tesoureiro - Janete Aparecida de Luca
  • Vice-Tesoureiro - Gustavo Dotto Martucci
  • Diretor Aerodesportivo - Lucas Dresdi Delcaro
  • Diretor Volovelismo - Murilo Inácio Garcia
  • Diretor Aeromodelismo - Antônio Carlos Ananias do Amaral
  • Diretor de Instrução - Marcelo Valério
  • Diretor de Técnico - Josué de Andrade
  • Diretor de Material - Alexandre Cesar de Toledo Piza
  • Diretor Social - Alessandro Guirro
  • Diretor de Segurança de Voo - Leonardo José Parma
  • Secretário Geral - Alessandra Regina Françoso
  • Conselho Fiscal - Mateus Messias de Andrade Filho
  • Conselho Fiscal - Laudo da Silva
  • Conselho Fiscal - Antônio Andreoli Júnior
  • Suplente - Marcio Luiz do Prado
  • Suplente - Jaqueline Vieira dos Santos
  • Efetivos - Guilherme Rueda Alcântara
  • Efetivos - Andréia Leandra de Toledo Piza
  • Comissão de Justiça - João Francisco Barelli
  • Comissão de Justiça - Vera Lúcia de Oliveira F. de Andrade
  • Comissão de Justiça - João Paulo Amado

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